Notícias

Unipar: Ressignificando a educação na era digital

Unipar prepara os professores no que há de vanguarda em metodologias ativas.

O desenvolvimento tecnológico tem contribuído de maneira eficiente para com a educação e a Universidade Paranaense - Unipar deu mais um passo neste cenário, possibilitando com o Google for Education um ambiente participativo e colaborativo, em que professores e acadêmicos podem interagir livremente por meio de postagens, perguntas, fóruns de discussões, trabalhos em grupos, avaliações e feedback mais rápido por parte dos professores em atividades extraclasse.

A plataforma é acessível no mobile ou web, tornando o ensino sem barreiras. O Google for Education preza pela segurança dos dados inseridos em sua plataforma e pela privacidade de seus usuários. A Unipar, através do Programa de Valorização do Magistério Superior (Pró-Magíster) busca aprimorar e inovar seus processos pedagógicos utilizando metodologias ativas e tecnologias na educação, especificamente Google for Education. Fortalecendo e modernizando a relação entre Universidade, corpo docente e discente.

Segundo o coordenador do Programa, professor Luiz Roberto Prandi, o uso das metodologias ativas e das ferramentas tecnológicas tornou-se algo essencial na educação, pois por meio delas o professor consegue potencializar suas aulas, unindo dinâmicas diferenciadas em prol do desenvolvimento do alunado e da construção de novos saberes. Portanto, na era digital o professor precisa repensar o seu papel e olhar para as tecnologias como aliadas significativas.

Assim, a capacitação continuada dos docentes é um caminho para a motivação e demonstração da valorização do profissional neste novo cenário educacional, uma vez que o docente representa a imagem da instituição perante a comunidade, seja ela acadêmica ou não.

Para o consultor de inovação da Unipar, professor Paulo Tomazinho, as tecnologias exponenciais, a cada ano, aumentam sua capacidade e se tornam mais acessíveis, como capacidade computacional, conectividade, mobilidade, big data, inteligência artificial e robótica. Segundo ele, áreas como a medicina, o comércio, a publicidade, o marketing, os bancos têm se adaptado e incluído cada vez mais essas tecnologias aos seus processos.

Em muitos campos, como na medicina, as tomadas de decisões não são mais empíricas ou pela experiência do médico, hoje quase a totalidade das decisões médicas, seja de diagnóstico ou tratamento são respaldadas pela ciência, prática essa que recebe o nome de medicina baseada em evidência científica.

“Assim como na medicina, acreditamos numa educação baseada em evidência científica. Hoje o professor pode escolher uma metodologia ou tecnologia com propósito pedagógico e evidência científica que suporta sua eficácia”.

De acordo com o diretor da Unipar de Francisco Beltrão, professor Claudemir José de Souza, as tecnologias de informação e comunicação são ferramentas importantes que permitem ao professor promover a interação entre os conteúdos trabalhados em sala e as outras formas de conhecimentos que podem ser estendidas, além do espaço de sala de aula. “Essa integração é a inovação da sala de aula onde múltiplos meios em prol do conhecimento.

Em paralelo, a Unipar também vem preparando os professores no que existe de vanguarda em termos de metodologias ativas buscando privilegiar o protagonismo do acadêmico.”

Unipar: Ressignificando a educação na era digital