Material Pedagógico

E-book

GUIA DE ORIENTAÇÃO

Atualmente o grande desafio a ser enfrentado pelo Ensino Superior, frente aos alunos com deficiência, envolve a questão da democratização de acesso e garantia da qualidade do ensino, sobretudo, quando se considera que a educação é direito de todos. Portanto, precisa estar concretamente ao alcance de todos os alunos.

O conceito de educação inclusiva tem relação direta com a modificação da estrutura, funcionamento e com as respostas educativas no Ensino Superior, cedendo lugar às diferenças, quer sejam individuais, sociais ou culturais, inclusive, aquelas que estão associadas às diferenças ou transtornos de aprendizagem.

No Ensino Superior, a inclusão de alunos com deficiência ou transtornos de neurodesenvolvimento, muitas vezes, não acontece de modo adequado, e as dificuldades podem se manifestar para os docentes ou para os alunos, paulatinamente, havendo casos em que o próprio aluno ignora a sua condição ou não tem consciência de suas dificuldades.

Assim, este guia constitui-se em um instrumento relevante com sugestões para os docentes da UNIPAR, para o trabalho em sala de aula, com alunos que possam apresentar algum tipo de deficiência ou transtorno de neurodesenvolvimento, a fim de contribuir para a permanência desse alunos na instituição e, por seguinte, o seu sucesso na aprendizagem.

Dessa forma, mantendo a tradição que a tornou referência em Ensino Superior no País, a UNIPAR acredita que a inclusão é a garantia de acesso contínuo aos espaços de vivências orientadas para o conhecimento às diversidades humanas, visando à equipação de oportunidades e desenvolvimento de todas as dimensões humanas. Na educação inclusiva, não se espera que a pessoa com deficiência ou algum tipo de trantorno de neurodesenvolvimento se adapte ao Ensino Superior, mas que este se transforme, para possibilitar a inclusão.

Receba o E-book no seu e-mail

Basta preencher seus dados no formulário abaixo:

Possui Graduação?*
Possui Especialização (mestrado/doutorado)?*
Gostaria de receber comunicação da Unipar?*

Seus dados estão seguros